logo_insper_cienciadedados

    SEMANA DE
    CIÊNCIA DE DADOS & ENGENHARIA
    17 A 21 DE OUTUBRO

    GATHER TOWN

    Todas as atividades da Semana foram realizadas online na plataforma Gather Town. Em breve compartilharemos um pouco do que aconteceu durante todo o evento!

    A SEMANA

    A Semana de Ciência de Dados e Engenharia será composta por momentos dedicados a minicursos e painéis que contarão com docentes, profissionais e empresas de referência, bem como pesquisadores que atuam com a ampla temática de uso de dados para promoção de pesquisa, inovação e desenvolvimento de negócios.

    Haverá também exposição de projetos de iniciação científica de estudantes de engenharia (PIBIC e PIBIT) e divulgação de diversas ações e projetos da instituição que visam impactar a experiência acadêmica de estudantes da comunidade Insper.

    PAINÉIS

    A participação em todos os painéis é gratuita, e basta realizar a inscrição pelo link abaixo. O idioma dos painéis é informado logo ao lado do horário confirmado de cada um. Para todos os painéis será emitido certificado de participação, mediante preenchimento de formulário disponibilizado ao final da Semana.

    DIA 17/10


    09h-12h - inglês
    DATA-DRIVEN COMPANY

    This panel will bring state of art in innovative thinking and the abilities required to create an innovation culture. Within this panel, people will be able to understand the basic principles of innovation and apply the ideas to a test scenario.

    PARTICIPANTES:
    Blade Kotelly
    Blade is the CEO of Blade Kotelly Inc., the Data-Driven Innovation Company™, an innovation and user-experience expert & a MIT School of Engineering Senior Lecturer on Design-Thinking and Innovation.
    Luiz Fernando Cardoso dos Santos Durão
    University professor works with advanced manufacturing, product development using agile methodologies and Digital transformation. Production Engineer (2014) Master in Production Engineering (2017) and PhD in Production Engineering (2020) at the Polytechnic School of the University of São Paulo. Visiting Researcher at TU Darmstadt and Trinity College Dublin.

    12h-13h - português
    DRONES: TENDÊNCIAS DE MOBILIDADE AÉREA

    PARTICIPANTE:
    Luiz Felipe Valentini
    CTO na Eve Air Mobility (Embraer)
    Isabel Lima Hidalgo
    Head of Noise and Vibration na Eve Air Mobility


    17h-18h - português
    O QUE É UM CENTRO DE CIÊNCIA DE DADOS?

    PARTICIPANTES:
    André Filipe de Moraes Batista
    Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação e mestrado em ciência da computação com ênfase em inteligência artificial. Mais de 10 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação e computação de alto desempenho. Atua também como cientista de dados na área da Saúde; realizou pós-doutorado em Data Science aplicado à Saúde na Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com parcerias internacionais, em destaque com a Universidade de Harvard. É professor no Insper e Coordenador Técnico do Centro de Ciência de Dados da instituição.
    Marcos Lisboa
    Tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.
    Sergio Pinheiro Firpo
    É Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco e Coordenador do Centro de Ciência de Dados no Insper, de onde foi Diretor de Pesquisa entre 2018 e 2022. Possui graduação em Economia pela UNICAMP (1996), mestrado em Economia pela PUC-Rio (1999) e mestrado em Estatística (2002) e Ph.D. em Economia (2003) pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi Professor Assistente nos departamentos de Economia da Universidade da Columbia Britânica (2003-2006) e da PUC-Rio (2004-2008) e Professor Associado da EESP-FGV (2008-2015). Sergio é Elected Fellow da Econometric Society e membro dos comitês consultivos de avaliação da Fundação Itau Social, da Fundação Lemann e do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Economia da Educação do Instituto Unibanco. É Research Fellow do Institute for the Study of Labor (IZA), Global Labor Organization (GLO) e do Center for Evaluation and Development (C4ED). Ele é pesquisador 1-C do CNPq e membro fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social. É membro do conselho editorial das revistas Pesquisa e Planejamento Econômico e da Ecos de Economia. Atualmente é editor associado do Journal of Applied Econometrics, já tendo sido editor do Journal of Business Economics and Statistics (2016-19) e da Brazilian Review of Econometrics (2007-10). Suas principais áreas de pesquisa são: Econometria, Economia da Educação, Economia do Desenvolvimento, Economia do Trabalho e Economia Política. É colunista da Folha de São Paulo.

    18h-20h - inglês
    USGS: DATA GOVERNANCE

    This panel will discuss the importance of proper scientific data governance and management, and the participants will share the experience of leading an international reference project like the United States Geological Survey - USGS.

    PARTICIPANTES:
    Mike Frame
    Associate Program Coordinator for the Science Synthesis, Analysis, and Research (SSAR) Program na USGS
    Vivian Hutchison
    Branch Chief, Science Data Management for the Science Synthesis, Analysis, and Reasearch (SSAR) Program na USGS

    DIA 18/10


    14h-15h - inglês
    DATA FOR GOOD: BUILDING A COMPASSIONATE, WHOLE STORY

    This talk will review ways to provide a more holistic and strengths-based perspective of data and outcomes that can impact systemic views as well as seeing the people served in different ways, ideally building compassion and empathy after having a more complete picture of them. In times of a global pandemic, strengths-based and whole person data and analytics can be particularly important for short- and long-term recovery. 

    PARTICIPANTE:

    Josh Morgan
    National Director of Behavioral Health and Whole Person Care no SAS.

    15h-16h - inglês
    SYNTHETIC DATA GENERATION USING GANS

    The need for large quantities of labeled data to train accurate machine learning and analytical models is well-known. It is often challenging to obtain such labeled data, either due to scarcity, or cost of labeling, or regulatory and privacy concerns. Synthetic data allows users to alleviate such concerns. In this presentation we describe generative adversarial networks (GANs), a powerful class of methods which are able to synthesize data from arbitrary distributions. GANs employ two deep neural networks, a generator and a discriminator, jointly trained using a competitive game theoretic approach. We show examples of using GANs in SAS Viya to generate photo-realistic images, and we describe how other variants of GANs may be used in the future for other applications, from natural language processing to tabular data generation and drug discovery.

    PARTICIPANTE:
    Ruiwen Zhang
    Sr. Machine Learning Developer no SAS.

    18h-20h - português
    CARREIRAS EM CIÊNCIA DE DADOS

    Neste painel, professores do Insper discutirão intersecções e complementariedades na carreira de ciência de dados.

    PARTICIPANTES:
    Carlos Magno de Oliveira Valente
    Professor de Transformação Digital no Insper
    Marina Bicudo de Almeida Muradian
    Professora de Comunicação de Dados no Insper
    Paloma Vaissman Uribe
    Professora de Ciência de Dados no Insper
    Paulo de Paiva Rosa Amaral
    Professor de Bioengenharia no Insper

    DIA 19/10


    12h-13h - português
    RAPIDS.AI: OPEN SOURCE PARA DATA SCIENCE COM ACELERAÇÃO DE GPU

    Rapids é um conjunto de bibliotecas Open Source que permite a execução de pipelines completos de Data Science e Analytics totalmente em GPUs, usando Python. Ele permite que seu código escale de uma máquina de desenvolvimento para servidores ou clusters com múltiplas GPUS. Entre as diversas bibliotecas disponíveis, existem bibliotecas compatíveis com Pandas, Scikit-learn e NumPy/SciPy, em muitos casos com compatibilidade semântica, o que em alguns casos basta substituir o import e está feito.

    PARTICIPANTE:
    Jomar Silva
    Engenheiro Eletrônico especializado em Open Source, Padrões Abertos e Inteligência Artificial. Trabalha com comunidades de tecnologia desde 2002, e contribuiu com diversos projetos e tecnologias abertas. Contribuiu para a disseminação de diversas tecnologias abertas no Brasil, em áreas como HTML5, IoT, Visão Computacional e IA. Atua voluntariamente como mentor em Developer Relations e Open Source, tendo ajudado diversas empresas e profissionais no Brasil e o Mundo a entender como o compartilhamento de conhecimento, cocriação e a força das comunidades são fundamentais para o sucesso de uma tecnologia ou produto de software. É atualmente Gerente de Relacionamento com Desenvolvedores para a América Latina na NVIDIA.

    16h-17h - português
    OPEN BANKING E OPEN FINANCE

    PARTICIPANTES:
    Rina Xavier Pereira (mediadora)
    Doutora em Administração ênfase em Finanças - Mackenzie, Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP, MBA em Contabilidade, Auditoria e Legislação Tributária em Fundace - USP, Bacharel em Administração de Empresas na USC - Universidade do Sagrado Coração. Trabalho atualmente Coordenadora de Educação Executiva no Insper. Professora de Pós-Graduação na FECAP, Insper, Mackenzie e da Fundação Dom Cabral. Também como consultora financeira do PROADI - Hosp. Sírio Libanês e tenho experiência nas áreas de finanças e contabilidade e educação corporativa e executiva.
    Eduardo Almeida Prado
    C6 Bank
    Daniel Dantas
    MercadoPago

    DIA 20/10


    12h-13h - português
    MULHERES NA ENGENHARIA E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

    Um bate-papo com: Itaú Unibanco, Baker Hugues, Amazon e Alunas da Engenharia.

    PARTICIPANTES:

    Bruna Arruda de Oliveira
    Professora no Insper
    Jessica Dias
    Engenheira Industrial
    Marília Lins
    Engenheira Mecânica

    16h-18h - português
    DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA MULHERES EM TECNOLOGIA

    PARTICIPANTE:
    Andrea Motta
    UK Tech HuB

    18h-20h - português
    RODA DE CONVERSA: WOMEN IN TECH

    PARTICIPANTE:
    Carla Oliveira (host)
    Formada em engenharia de produção, com pós em finanças econômicas, começou sua carreira no mercado financeiro em investimentos, mas se encontrou quando teve contato com produtos digitais. É apaixonada pelo mundo digital e no potencial que se pode explorar unindo tecnologia, negócios e data analytics na criação e lançamento de novos produtos. Passou por áreas de e-commerce e produtos financeiros em canais digitais no Itaú e atualmente atua como Head de Produtos Digitais na Dasa.

    DIA 21/10


    16h-18h - português
    DESAFIOS DE CIÊNCIA DE DADOS EM COMPUTAÇÃO

    PARTICIPANTE:
    Juliana Küster Filipe Bowles
    Professora e pesquisadora na University of St. Andrews.


    MINICURSOS

    Todos os minicursos são gratuitos, direcionados para pessoas com mais de 18 anos de idade e é importante que os participantes atentem para as informações da seção Público-alvo de cada minicurso para um bom aproveitamento. Cada pessoa pode se inscrever em 1 minicurso ofertado na semana e, caso seja realizada inscrição em mais de um minicurso, será considerada apenas a última inscrição realizada. Para todos os cursos será emitido certificado de participação. Quantidade de vagas por minicurso: 20.

    DIA 18/10


    09h-12h - português
    BIODESIGN FOCADO EM CIÊNCIA DE DADOS

    Biodesign é um ramo de pesquisa em inovação que discute o desenvolvimento de novos produtos e processos voltados para a área de saúde. Neste minicurso, serão discutidos os principais conceitos relacionados ao desenvolvimento de produtos de saúde e serão aplicados os conceitos desenvolvidos em uma base de dados do setor.
    inscrições encerradas

    DOCENTES:
    Luiz Fernando Cardoso dos Santos Durão
    University professor works with advanced manufacturing, product development using agile methodologies and Digital transformation. Production Engineer (2014) Master in Production Engineering (2017) and PhD in Production Engineering (2020) at the Polytechnic School of the University of São Paulo. Visiting Researcher at TU Darmstadt and Trinity College Dublin.
    André Luiz Maciel Santana
    Bacharel em engenharia mecânica, Mestre em computação aplicada pela Univali e doutorando em engenharia elétrica pela EP-USP. Atua como pesquisador e professor no Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) e na Alura. É pesquisador e líder de projetos no Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) no desenvolvimento de soluções inovadoras para área da saúde (doenças raras) e educação (Resolução de Problemas do Mundo Real por projetos de inovação). É integrante da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, palestrante e organizador da The Developer Conference, revisor dos periódicos Transactions on Learning Technologies da IEEE, Creative Learning Fellow pelo MIT Media Lab desde 2016 e vencedor do Laureate Brazil Award: Young Social Enterpreneur 2020, se tornando fellow da YouthActionNet.

    PÚBLICO-ALVO: Python básico.

    DIA 19/10


    09h-12h - português
    R, ZERO TO HERO: RELATÓRIOS REPRODUTÍVEIS

    Já pensou em escrever um relatório que é atualizado automaticamente? Imagine poder usar o mesmo formato de documento para gerar relatórios, apresentações e até sites. Isso tudo misturando texto e código, de forma completamente reprodutível. Neste minicurso, os participantes construirão um relatório do zero e o deixarão público, utilizando como ferramentas o R e o Quarto, que foi lançado em 2022.
    inscrições encerradas

    DOCENTE:
    Julio Adolfo Zucon Trecenti
    Doutorando em Estatística pelo IME-USP. Secretário-geral da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Sócio da Terranova consultoria e da Curso-R treinamentos. Professor auxiliar de Ciência de Dados e Decisão no Insper.

    PÚBLICO-ALVO: Pessoas com interesse em criar relatórios reprodutíveis (ou seja, que não são feitos em Word) e/ou que desejam automatizar um relatório para rodá-lo periodicamente. Por exemplo, alunos que querem fazer suas listas de exercícios ou notas de aula de forma mais organizada, ou pesquisadores que querem ter uma forma mais eficiente de escrever artigos, ou ainda profissionais do mercado que precisam automatizar apresentações gerenciais. Necessário conhecer o básico de manipulação e visualização de dados. Esse conteúdo pode ser acessado nos slides desse link.

    DIA 20/10


    09h-12h - português
    PESQUISA RESPONSÁVEL: GARANTINDO O USO ADEQUADO DOS DADOS

    Neste minicurso as participantes discutirão a importância da utilização adequada de dados para pesquisa científica e geração de conhecimento, tendo como referência o modelo de plano de gestão de dados científicos do Insper.
    inscrições encerradas

    DOCENTE:
    Suelane Garcia Fontes
    Doutora em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP, com estudos em Data Science, Mineração de Dados e Análise de Trajetórias. Mestre em Engenharia da Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT. Docente universitária e técnica de banco de dados, engenharia de software e gestão de projetos. Mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação atuando, em empresas públicas e privadas, como analista de sistemas e cientista de dados. Atualmente, é engenheira de dados do Centro de Ciência de Dados do INSPER.

    PÚBLICO-ALVO: Pesquisadores de diferentes estágios de carreira e áreas de pesquisa. Serão priorizadas inscrições de mulheres para este minicurso.

    DIA 21/10


    09h-12h - português
    PYTHON: GERANDO VALOR A PARTIR DE DADOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS

    Neste minicurso os participantes aprenderão a tratar e transformar dados educacionais em informações de valor para tomada de decisão com base em evidências.
    inscrições encerradas

    DOCENTES:
    Thanuci Silva
    Thanuci Silva, é pós-graduada em Ciência de Dados pelo INSPER e possui doutorado no programa de pós-graduação em Biologia Funcional e Molecular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Ensino de Bioquímica. Atualmente trabalha como cientista de dados educacionais e especialista de ensino e aprendizagem no INSPER.
    Angélica Custódio
    Statistician graduated from Federal University of Sao Carlos, with an exchange at Budapest University of Technology and Master student in Computer Science from Federal University of ABC, researching the interpretability of black box models in the context of Uplift Modeling. Has experience in Statistical Modeling applied to the Retail and Financial sectors.
    Member of the R-Ladies and Pyladies São Paulo communities, mainly in the Data Science Study Group, where it purpose is to study Statistics and Python in order to spread knowledge and engage more women in this area.

    PÚBLICO-ALVO: Pessoas com conhecimento básico de lógica de programação em Python, englobando manipulação, transformação e limpeza de dados estruturados.

    FEIRA DE PROJETOS DE ENGENHARIA

    CONFIRA OS PROJETOS PIBIC E PIBIT DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA DO INSPER

    Neste dia, estudantes das graduações de engenharia compartilharão os projetos de iniciação científica e tecnológica realizados. Para conhecer os projetos, basta fazer sua inscrição na Semana de Ciência de Dados e Engenharia deste ano e comparecer no horário indicado a seguir nas respectivas salas do ambiente virtual do evento. Caso você já tenha se inscrito para os painéis da Semana, não é necessário realizar nova inscrição.

    DIA 18/10

    12h-18h - português


    ESTUDO COMPARATIVO DE MODELOS DE OTIMIZAÇÃO DE AGENTES AUTÔNOMOS POR APRENDIZADO POR REFORÇO

    ESTUDANTE:
    João Gabriel Valentim Rocha
    4° semestre de Engenharia da Computação

    CONSTRUÇÃO DE UM DISPOSITIVO MECÂNICO PARA ILUMINAÇÃO DINÂMICA DE UM AMBIENTE USANDO CONCEITOS DA BIOMIMÉTICA

    ESTUDANTE:
    Alessandra Yumi Carvalho Ogawa
    4° semestre de
    Engenharia Mecatrônica

    ESTUDO DE CASO: REFUSÃO DE PEÇAS FABRICADAS PELO PROCESSO DE MANUFATURA ADITIVA

    ESTUDANTE:
    André Felipe Bulcão Brito
    4° semestre de Engenharia da Computação

    INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EXPLICÁVEL (XAI) NA ÁREA MÉDICA

    ESTUDANTE:
    Arthur Cisotto Machado
    4° semestre de Engenharia da Computação

    UPCYCLING DE GARRAFAS PET

    ESTUDANTE:
    Giovanni Augustho Rozatti
    6° semestre de Engenharia Mecatrônica

    ANDAR NA REALIDADE VIRTUAL

    ESTUDANTE:
    Fernando Kenji Sakabe
    6° semestre de Engenharia Mecatrônica