Processo seletivo Insper - contratação de Professores 2025/2026
Serão aceitas submissões continuamente até preenchimento das vagas. Quando não houver mais vagas o formulário de submissão será retirado do ar.
Em caso de dúvidas contactar fabiomiranda@insper.edu.br com o assunto “Contratação de Professores 2025”
Prazos
Primeira rodada de entrevistas e aula-testes iniciam em 12/Maio/2025
Início das atividades para os selecionados
Agosto de 2025 ou fevereiro de 2026.
É possível antecipar a data caso haja disponibilidade do candidato.
Vagas em Aberto
As seguintes vagas estão em aberto para docentes de Tempo Integral em Computação no Insper:
- Professor para graduação em Computação - Data Science, AI e Machine Learning (ênfase Ensino e Pesquisa) html
- Professor para graduação em Computação - Computer Science Education (ênfase em Ensino e Pesquisa) html
- Professor para graduação em Computação - Computer Science Education (ênfase em Ensino) html
- Professor para graduação em Computação - Machine Learning aplicado a Cybersegurança (ênfase em Ensino) html
Etapas do Processo Seletivo
Etapas do processo:
- Análise de currículo e material apresentado na inscrição (links para CV, Job Market Paper, Cartas de referência)
- Mediante chamada e agendamento:
- Ciclo de entrevistas com coordenadores, professores e diretores
- Preparação para aula teste e aula teste sobre assunto alinhado com a vaga
- Apresentação do Job Market Paper (Vertente Ensino e Pesquisa) ou Apresentação do Teaching Statement (Vertente Ensino)
Cartas de Referência:
Para completar a sua candidatura, solicitamos o envio de duas cartas de referência. Estas cartas são um componente importante do processo seletivo e devem fornecer uma avaliação abrangente de suas qualificações e potencial para a posição desejada.
Diretrizes para as Cartas de Referência:
Autores das Cartas: As cartas de referência devem ser preferencialmente elaboradas por orientadores ou superiores do passado acadêmico ou profissional do candidato. Também são aceitas declarações de ex-pares ou de ex-alunos, desde que o candidato não seja mais par ou professor/orientador do autor da carta.
Conteúdo das Cartas: As cartas devem abordar suas habilidades, conhecimentos, experiência e qualidades pessoais relevantes para a posição. Os autores devem fornecer exemplos concretos de suas realizações e potencial de contribuição para o Insper.
Importante: Certifique-se de que seus referenciais estejam cientes dos requisitos da vaga e possam fornecer uma avaliação precisa e completa de suas qualificações.
Ao seguir estas diretrizes, você contribuirá para um processo de avaliação mais justo e completo, permitindo que o Insper identifique os candidatos mais adequados para as posições disponíveis.
Os autores da carta de referência devem incluir seus contatos pois o Insper pode solicitar conversar com eles a respeito dos candidatos.
Candidatos já professores do Insper há mais de 2 anos que desejem aplicar para mudar de vertente estão dispensados da carta de recomendação.
Job Market Paper - Projeto de Pesquisa (vaga de vertente Ensino e Pesquisa somente)
Um job market paper deve ter o formato próximo de um artigo e apontar a direção para a qual o candidato ou candidata quer orientar sua pesquisa. Pode referenciar pesquisa anterior do candidato para ajudar a esclarecer as propostas futuras.
Deve explicar por que o tópico da pesquisa deve ser importante e relevante para a área, mostrando a compreensão do candidato sobre as questões de fronteira e apresentando contexto.
O tamanho sugerido para o job market paper é de até 5 páginas de acordo com o template LaTeX da ACM. O documento não precisa necessariamente ser elaborado em LaTeX, este template é fornecido apenas para uma referência do número de páginas.
Teaching Statement - Declaração de abordagens pedagógicas (vaga de vertente Ensino somente)
Um Teaching Statement (ou declaração de abordagens pedagógoicas) é um documento que descreve os valores, métodos e objetivos pedagógicos do candidato, mostrando como sua abordagem ao ensino promove a aprendizagem dos estudantes. Quando possível deve ser baseado em experiências concretas, demonstrando como o candidato aplica seus princípios no ambiente de sala de aula. A sugestão é que o documento inclua: Estratégias Instrucionais: Métodos específicos utilizados, como aulas invertidas, projetos colaborativos ou uso de tecnologia, ilustrados com exemplos práticos. Práticas de Avaliação: Ferramentas para medir o progresso dos alunos, como rubricas, revisões por pares ou feedback contínuo. Inclusividade: Abordagens para criar um ambiente equitativo, considerando a diversidade cultural e estilos de aprendizagem. Evidências e melhoria contínua: Relacionar os itens informados acima com a melhora de algum indicador de ensino e explicar como práticas são revisadas em face da evidência.
No caso particular de vagas de docência de Computação o documento pode deixar claro como recursos computacionais e tecnológicos (por exemplo sistemas de controle de versão, robôs, simuladores, Large Language Models) foram incorporados em práticas de sala de aula e discutir sua efetividade.
O tamanho sugerido para o teaching statement é de até 5 páginas de acordo com o template LaTeX da ACM. O documento não precisa necessariamente ser elaborado em LaTeX, este template é fornecido apenas para uma referência do número de páginas.