
Ter competências para trabalhar em equipe é essencial para uma liderança moderna, colaborativa
e bem-sucedida.
Conheça a Certificação em Project Management do Insper e saiba mais sobre as habilidades adquiridas pelo profissional, o nível de proficiência requerida, os critérios e a atividade utilizada para a avaliação.
O que é a Certificação em Project Management?
Com 6 meses de duração (90 horas-aula), a Certificação em Project Management do Insper é um curso de gestão de projetos que consolida os conhecimentos que todo jovem profissional precisa ter sobre a gestão de projetos compatíveis com características culturais e missão da organização.
A certificação é concedida aos estudantes do programa Master In Business Management ou da Certificação em Project Management que comprovam sua proficiência nas competências abrangidas pelos módulos “VALUE PROPOSITION | PREPARING FOR CHANGE” e “PROJECT DELIVERY – AGILE | CLASSIC | HYBRID”.
Como conquistar a certificação?
A certificação é comprovada pela obtenção mínima do nível de proficiência Esperado (índice “A”) nas avaliações finais realizadas para as competências da trilha de Gestão de Projetos.
As macro habilidades avaliadas para o profissional conquistar a certificação, que são componentes da competência de gestão de projetos, e a descrição dos conhecimentos típicos do nível de proficiência esperado em cada uma delas são definidas na tabela a seguir.
Project Management
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
NÍVEL DE PROFICIÊNCIA ESPERADO |
Relacionar os componentes da gestão estratégica de projetos com o alcance dos objetivos do negócio |
Identifica e diferencia os componentes da entrega de valor em uma organização - processos, projetos, programas e portfólio, sendo capaz de relacioná-los com o alcance dos objetivos estratégicos da organização |
Elaborar propostas de projeto técnica e economicamente viáveis, alinhadas à estratégia da organização e que tragam valor ao negócio |
Documenta adequadamente a proposta do projeto, atrelada às direções estratégicas da organização, sustentada por argumentos significativos, baseados em fatos e dados. Elabora o planejamento macro do projeto (escopo, prazo, orçamento e resultados esperados, sejam financeiros ou não financeiros). |
Planejar ações para envolver e preparar as diferentes partes interessadas para as mudanças necessárias à implantação do projeto |
Apresenta um Plano de Gestão da Mudança com pelo menos três componentes considerados fundamentais entre os listados: Plano de Sensibilização/ Diagnóstico, Formação da Rede de Mudança; Plano de Comunicação e Plano de Treinamento. |
Selecionar o modelo de gestão de projetos mais adequado ao contexto do projeto e à cultura da organização |
Indica o modelo de gestão de projetos mais adequado ao contexto do projeto e da organização e justifica a escolha considerando os itens: características do ciclo de vida do projeto, grau de variabilidade do produto, tamanho e perfil da equipe e cultura da organização em que o projeto está inserido. |
Identificar as competências e estruturas necessárias para a gestão dos projetos nas organizações adequadas ao(s) modelo(s) de gestão selecionado(s) |
Identifica e formaliza as principais competências da equipe e a estrutura organizacional condizentes com o modelo de gestão selecionado. |
Preparar o documento inicial do projeto com informações que subsidiem o planejamento, execução e entrega de valor para a organização |
Apresenta um documento inicial em quadros do Canvas de gestão de projetos: Justificativa, Objetivos, Benefícios, Produto, Requisitos, Partes interessadas, Equipe, Premissas, Restrições, Grupo de Entregas, Riscos, Linha do Tempo, Custos, do Pitch e identificação do Gerente de Projeto. |
Empregar técnicas de gestão clássica para o planejamento, execução, monitoramento e encerramento de projetos com caráter preditivo |
Identifica os conceitos de escopo do produto e do projeto. Apresenta o produto do projeto com requisitos adequados e constrói a Estrutura Analítica de Projeto |
Desenvolve o cronograma do projeto (Gráfico de Gantt) atendendo aos requisitos: 1) alinhamento à EAP 2) duração para cada pacote de trabalho; 3) atribuição de recursos para a realização dos pacote de trabalho; 4) Estabelece relações de dependência para os pacotes de trabalho; 5) Identifica a duração total do projeto e o caminho crítico. |
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Associa os custos das contratações aos pacotes de trabalho em que estes recursos estão alocados, determinando o orçamento total do projeto |
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Empregar técnicas de gestão ágil de projetos que permitam adaptação e entrega de valor ao negócio e ao cliente |
Apresenta a visão do produto e do projeto, explicitando de forma clara a entrega de valor para o cliente e para o negócio com menção a metas a serem atingidas |
Planejamento adaptativo elaborado com emprego de forma consistente de acordo com modelo SCRUM. Aplica diversas das técnicas a seguir: Identificação de Personas | Escrita de User Stories | Elaboração do Speed Boat | Criação e priorização do Backlog do Produto | Planejamento das Releases |Identificação do MVP |Definições de timebox e velocidade da equipe | Estimativas ágeis | Planejamento das Sprints | Apresentação do Roadmap do Produto | Estimativas de prazo e custo. |
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Identifica e descreve de forma estruturada e completa as quatro cerimônias ágeis previstas no modelo SCRUM , destacando a sua importância e identificando a atuação de cada papel da equipe ágil |
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Identificar a complexidade e os desafios da implantação e operação do modelo ágil em escala nas organizações |
Descreve um modelo ágil em escala e identifica desafios para sua implantação e operação, ilustrando com exemplos de aplicação |
Combinar técnicas ágeis e preditivas numa gestão híbrida de projetos |
Descreve o modelo híbrido e ilustra por meio de exemplos a combinação de técnicas ágeis e preditivas na gestão híbrida de um projeto |
Entenda como é feita a avaliação para a certificação
A Certificação em Project Management segue um modelo de avaliação que envolve a análise de alguns casos de negócio, onde o aluno deverá identificar os dilemas e as decisões de um gestor de projetos na empresa e responder de forma objetiva às perguntas apresentadas, sempre justificando suas propostas, demonstrando assim seu entendimento do problema e das possíveis soluções.
Após a análise das situações, as respostas são submetidas para uma criteriosa avaliação por um grupo de docentes exclusivos do processo. Cada resposta é analisada com base nos critérios de proficiência acima exibidos para cada objetivo de aprendizagem na área de Gestão de Projetos.
O nível de proficiência na certificação é determinado com base nos níveis obtidos respectivamente para cada objetivo de aprendizagem. O nível escolhido será o valor da mediana inferior, o que implica que, para obter a certificação, o aluno precisa atingir o nível de proficiência A (Esperado) na maioria dos objetivos avaliados.