
Ter competências para trabalhar em equipe é essencial para uma liderança moderna, colaborativa
e bem-sucedida.
Conheça a Certificação em Marketing Management do Insper e saiba mais sobre as habilidades adquiridas pelo profissional, o nível de proficiência requerida, os critérios e a atividade utilizada para a avaliação.
O que é a Certificação em Marketing Management?
Com 6 meses de duração (90 horas-aula), a Certificação em Marketing Management do Insper é um curso que consolida os conhecimentos que todo jovem profissional precisa ter sobre as a gestão de marketing, habilitando-o a contribuir para desenvolver e executar planos estratégicos nessa área alinhado ao posicionamento competitivo da organização.
A certificação é concedida aos estudantes do programa Master In Business Management ou da Certificação em Marketing Management que comprovam sua proficiência nas competências abrangidas pelos módulos MARKETING ANALYTICS e MARKETING EXECUTION AND EXCELLENCE.
Como conquistar a certificação?
A certificação é comprovada pela obtenção mínima do nível de proficiência Esperado (índice “A”) nas avaliações finais realizadas para as competências da trilha de Gestão de Marketing.
As macro habilidades avaliadas para o profissional conquistar a certificação, que são componentes da competência de gestão de marketing, e a descrição dos conhecimentos típicos do nível de proficiência esperado em cada uma delas são definidas na tabela a seguir.
Marketing Management
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
NÍVEL DE PROFICIÊNCIA ESPERADO |
Desenvolver plano de execução de marketing garantido que os fundamentos de marketing e o alinhamento com as oportunidades identificados pelos dados analíticos sejam capturadas |
Desenvolve o plano de execução de marketing utilizando análise dos dados primários e secundários, considera os fatores do ambiente externo e interno e traz para o plano de execução fatores relevantes sobre Clientes, Empresa, Parceiros, Concorrentes e contexto. Direciona com clareza as oportunidades para soluções que geram valor para os clientes e stakeholders, mas não cita os segmentos e o público-alvo e não descreve as personas e a declaração de posicionamento da empresa e ou marca. |
Definir quais iniciativas são mais eficientes para atingimento dos objetivos estratégicos |
Define iniciativas de marketing eficientes para atingimento dos objetivos estratégicos da organização em linha com definição de posicionamento das empresa e da marca e descreve o mix mercadológico de forma detalhada passando pelos 7Ps, Produto e ou Serviço, Preço, Promoção, Canais, Pessoas, Processos e Evidencias garantindo a entrega de valor para cada segmento de cliente e os planos de contingência. |
Criar a visão crítica sobre a importância da execução e da gestão dos indicadores táticos de marketing e vendas |
Apresenta de forma clara visão crítica sobre a importância da execução e da gestão dos indicadores táticos de marketing e vendas e traz análises de cenários utilizando dados cruzados e interpreta com precisão os indicadores, de mercado, clientes (internos), financeiros, e outros. Apresenta conclusões coerentes com as análises. |
Compreender o papel da Proposta de Valor no contexto do modelo de negócios de organizações. |
Compreende o papel da Proposta de Valor no contexto do modelo de negócios de organizações e materializando, no marketing mix, os atributos necessários para garantir a percepção de valor do cliente e o posicionamento da marca. Utiliza a segmentação, a definição da persona, o conhecimento da jornada do cliente e demais ferramentas de marketing para elaboração da proposta de valor. |
Compreender a importância e a correlação entre as áreas de vendas, marketing, Trade Marketing e operações para garantir a entrega de valor aos clientes e consumidores. |
Compreende a importância e a correlação entre as áreas de vendas, marketing, Trade Marketing e operações para garantir a entrega de valor aos clientes e consumidores. Desenvolve plano de implementação do plano de marketing direcionando de forma clara o que deverá ser executado pela a área comercial e trazendo os fundamentos de trade marketing como arquitetura de canais, de preços e comunicação e o comportamento do shopper. |
Entender o papel e uso que os dados mercadológicos desempenham no desenvolvimento de ações e planos de marketing eficazes. |
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Interpretar dados do ambiente de marketing: Cliente, Empresa, Parceiros, Competidores e Contexto para orientação da construção da proposta de valor e definição dos fundamentos para segmentação, target e posicionamento. |
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Desenvolver estratégias de marketing mix pautada nas oportunidades identificadas pelos dados, métricas e analíticos e definir os indicadores de desempenho que garantirão a gestão do plano |
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Construir estratégia de marketing digital recomendando ações e definindo indicadores para medição dos resultados. |
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Entenda como é feita a avaliação para a certificação
A Certificação em Marketing Management segue um modelo de avaliação que envolve a análise de casos de negócio em determinados contextos, onde o aluno deverá identificar os dilemas e as decisões de um gestor de marketing na empresa e responder de forma objetiva às perguntas apresentadas, sempre justificando suas propostas, demonstrando assim seu entendimento do problema e das possíveis soluções.
Após a análise das situações, as respostas são submetidas para uma criteriosa avaliação por um grupo de docentes exclusivos do processo. Cada resposta é analisada com base nos critérios de proficiência acima exibidos para cada objetivo de aprendizagem na área de Gestão de Marketing.
O nível de proficiência na certificação é determinado com base nos níveis obtidos respectivamente para cada objetivo de aprendizagem. O nível escolhido será o valor da mediana inferior, o que implica que, para obter a certificação, o aluno precisa atingir o nível de proficiência A (Esperado) na maioria dos objetivos avaliados.