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Ter competências para trabalhar em equipe é essencial para uma liderança moderna, colaborativa
e bem-sucedida.

 

Conheça a Certificação em Marketing Management do Insper e saiba mais sobre as habilidades adquiridas pelo profissional, o nível de proficiência requerida, os critérios e a atividade utilizada para a avaliação.

O que é a Certificação em Marketing Management?

Com 6 meses de duração (90 horas-aula), a Certificação em Marketing Management do Insper é um curso que consolida os conhecimentos que todo jovem profissional precisa ter sobre as a gestão de marketing, habilitando-o a contribuir para desenvolver e executar planos estratégicos nessa área alinhado ao posicionamento competitivo da organização.

A certificação é concedida aos estudantes do programa Master In Business Management ou da Certificação em Marketing Management que comprovam sua proficiência nas competências abrangidas pelos módulos MARKETING ANALYTICS e MARKETING EXECUTION AND EXCELLENCE.

Como conquistar a certificação?

A certificação é comprovada pela obtenção mínima do nível de proficiência Esperado (índice “A”) nas avaliações finais realizadas para as competências da trilha de Gestão de Marketing.

As macro habilidades avaliadas para o profissional conquistar a certificação, que são componentes da competência de gestão de marketing, e a descrição dos conhecimentos típicos do nível de proficiência esperado em cada uma delas são definidas na tabela a seguir.

Marketing Management

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

NÍVEL DE PROFICIÊNCIA ESPERADO

Desenvolver plano de execução de marketing garantido que os fundamentos de marketing e o alinhamento com as oportunidades identificados pelos dados analíticos sejam capturadas

Desenvolve o plano de execução de marketing utilizando análise dos dados primários e secundários, considera os fatores do ambiente externo e interno e traz para o plano de execução fatores relevantes sobre Clientes, Empresa, Parceiros, Concorrentes e contexto. Direciona com clareza as oportunidades para soluções que geram valor para os clientes e stakeholders, mas não cita os segmentos e o público-alvo e não descreve as personas e a declaração de posicionamento da empresa e ou marca.

Definir quais iniciativas são mais eficientes para atingimento dos objetivos estratégicos

Define iniciativas de marketing eficientes para atingimento dos objetivos estratégicos da organização em linha com definição de posicionamento das empresa e da marca e descreve o mix mercadológico de forma detalhada passando pelos 7Ps, Produto e ou Serviço, Preço, Promoção, Canais, Pessoas, Processos e Evidencias garantindo a entrega de valor para cada segmento de cliente e os planos de contingência.

Criar a visão crítica sobre a importância da execução e da gestão dos indicadores táticos de marketing e vendas

Apresenta de forma clara visão crítica sobre a importância da execução e da gestão dos indicadores táticos de marketing e vendas e traz análises de cenários utilizando dados cruzados e interpreta com precisão os indicadores, de mercado, clientes (internos), financeiros, e outros. Apresenta conclusões coerentes com as análises.

Compreender o papel da Proposta de Valor no contexto do modelo de negócios de organizações.

Compreende o papel da Proposta de Valor no contexto do modelo de negócios de organizações e materializando, no marketing mix, os atributos necessários para garantir a percepção de valor do cliente e o posicionamento da marca. Utiliza a segmentação, a definição da persona, o conhecimento da jornada do cliente e demais ferramentas de marketing para elaboração da proposta de valor.

Compreender a importância e a correlação entre as áreas de vendas, marketing, Trade Marketing e operações para garantir a entrega de valor aos clientes e consumidores.

Compreende a importância e a correlação entre as áreas de vendas, marketing, Trade Marketing e operações para garantir a entrega de valor aos clientes e consumidores. Desenvolve plano de implementação do plano de marketing direcionando de forma clara o que deverá ser executado pela a área comercial e trazendo os fundamentos de trade marketing como arquitetura de canais, de preços e comunicação e o comportamento do shopper. 

Entender o papel e uso que os dados mercadológicos desempenham no desenvolvimento de ações e planos de marketing eficazes.

  • Reconhece a importância que fontes secundárias desempenham no planejamento de marketing
  • Diferencia dados e informações entre ambientes interno e externo

Interpretar dados do ambiente de marketing: Cliente, Empresa, Parceiros, Competidores e Contexto para orientação da construção da proposta de valor e definição dos fundamentos para segmentação, target e posicionamento.

  • Elabora diferentes formas de segmentação e identifica segmentos de maior interesse utilizando métricas de mercado e/ou oportunidade. 
  • Estabelece um target-group baseado em Personas descritas a partir de dados secundários, identificando gaps de informações e solucionando-os a partir de levantamento de dados primários

Desenvolver estratégias de marketing mix pautada nas oportunidades identificadas pelos dados, métricas e analíticos e definir os indicadores de desempenho que garantirão a gestão do plano

  • Fundamenta a adoção das estratégias com métricas baseadas em dados secundários e/ou primários 
  • Estabelece estratégia de marketing mix a partir de métricas indicativas das características das personas definidas. 

Construir estratégia de marketing digital recomendando ações e definindo indicadores para medição dos resultados.

  • Define ações em marketing digital compatíveis com o perfil e comportamento das personas definidas, fundamentando-as com métricas.
  • Estima custo e potencial de contribuição das ações planejadas para o cumprimento das metas definidas, utilizando métricas.

Entenda como é feita a avaliação para a certificação

Certificação em Marketing Management segue um modelo de avaliação que envolve a análise de casos de negócio em determinados contextos, onde o aluno deverá identificar os dilemas e as decisões de um gestor de marketing na empresa e responder de forma objetiva às perguntas apresentadas, sempre justificando suas propostas, demonstrando assim seu entendimento do problema e das possíveis soluções. 

Após a análise das situações, as respostas são submetidas para uma criteriosa avaliação por um grupo de docentes exclusivos do processo. Cada resposta é analisada com base nos critérios de proficiência acima exibidos para cada objetivo de aprendizagem na área de Gestão de Marketing.

O nível de proficiência na certificação é determinado com base nos níveis obtidos respectivamente para cada objetivo de aprendizagem. O nível escolhido será o valor da mediana inferior, o que implica que, para obter a certificação, o aluno precisa atingir o nível de proficiência A (Esperado) na maioria dos objetivos avaliados.

Ao ser aprovado, o profissional comprova ter as habilidades necessárias para a boa gestão de marketing, preparando-o a contribuir para desenvolver e executar planos estratégicos nessa área alinhado ao posicionamento competitivo da organização.

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