Skip to content
IMAGEM_4_MODELOS

Ter competências para trabalhar em equipe é essencial para uma liderança moderna, colaborativa
e bem-sucedida.

 

Conheça a  Certificação em Leadership in Agile Teams do Insper e saiba mais sobre as habilidades adquiridas pelo profissional, o nível de proficiência requerida, os critérios e a atividade utilizada para a avaliação.

O que é a Certificação em Leadership in Agile Teams?

Com 6 meses de duração (61 horas-aula), a Certificação em Leadership in Agile Teams do Insper é um curso que consolida os conhecimentos que todo jovem profissional precisa ter sobre as a gestão e liderança de equipes, aplicando as práticas organizacionais em recursos humanos e construindo uma equipe colaborativa para desempenho.

A certificação é concedida aos estudantes do programa Master In Business Management ou da Certificação em Leadership in Agile Teams que comprovam sua proficiência nas competências abrangidas pelos módulos LEADING AGILE TEAMS I e II.

Como conquistar a certificação?

A certificação é comprovada pela obtenção mínima do nível de proficiência Esperado (índice “A”) nas avaliações finais realizadas para as competências da trilha de Leadership in Agile Teams.

As macro habilidades avaliadas para o profissional conquistar a certificação, que são componentes da competência de liderança de equipes ágeis, e a descrição das habilidades e conhecimentos típicos do nível de proficiência esperado em cada uma delas são definidas na tabela a seguir.

Liderança Scrum Master (SM)

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

NÍVEL DE PROFICIÊNCIA ESPERADO

Capaz de expressar e explicar para a equipe as regras Scrum (inclusive na realização das cerimônias ágeis) e os timebox definidos. 

Redige ou verbaliza as regras Scrum quando solicitado, quer seja referente às cerimônias ou a outras práticas Scrum. É correto tecnicamente nas informações prestadas, sem precisar consultar material de apoio. 

Procura atualizar constantemente os artefatos (PB e SP) ou controles (quadros Kanban). 

Exige a atualização dos artefatos e controles, respondendo motivos e benefícios do seu uso. Explica o valor e importância da necessidade de atualização.

Capaz de fomentar desenvolvimento da equipe: 

Reconhece quem possui a habilidade certa para cada tarefa requerida. Apoia os membros da equipe por meio de treinamentos, conferências, informação de referências ou simples trocas de conhecimento na aquisição de aprendizado necessário, identificando por meio de observação.

Facilita a reflexão como parte do processo de aprendizado.  Promove a aprendizagem iterativa por meio da adoção de novos comportamentos e atitudes, estimulando o aprendizado da equipe fazendo e errando.

Gestão de conflitos e segurança psicológica: capacidade e habilidade para dar feedback; conhecimento, capacidade e habilidade de mediar conflitos próprios e de terceiros 

Ao perceber conflito no time, endereça, junto aos envolvidos, meios para a mitigação do conflito a partir da paráfrase, da escuta ativa e empática de sentimentos e necessidades. Capacita o time para a realização de acordos entre si onde as necessidades de todos os envolvidos são atendidas

Habilidade de fazer perguntas; saber observar e ouvir; capacidade de comunicação clara 

Concede autonomia e espaço para a criação pela equipe.  Facilita a tomada de decisão de forma colaborativa, trazendo clareza dos objetivos estratégicos e alinhamento com stakeholders

Liderança Product Owner

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

NÍVEL DE PROFICIÊNCIA ESPERADO

Capaz de gerir o Product Backlog (criação, atualização, exclusão de itens, adição de novos ítens, repriorização)

Atualiza o Product Backlog sempre que necessário. Explica a razão e a justificativa para a atualização realizada com propriedade

É acessível (fácil acesso ou contato) e disponível (dedicou tempo adequado ou suficiente para a equipe)

Está acessível e disponível (dedicando tempo adequado para ouvir) durante a sprint. Antecipa, colocando-se à disposição ou perguntando sobre alguma dúvida mesmo sem a solicitação da equipe, respeitando os horários acordados pela equipe.

Capaz de esclarecer dúvidas e feedback em relação ao projeto da equipe.

Explica e esclarece as dúvidas, incluindo o uso de comparações com outros temas e trazendo contribuições adicionais ampliando o campo de conhecimento da equipe.

É capaz de negociar ou gerir conflitos, sendo competente para encontrar soluções de ganhos para o objetivo do projeto em situações de conflito 

Escuta todos os envolvidos no projeto e media soluções capazes de atender às necessidades de todos por meio de ganha-ganha (soluções colaborativas).

Possui capacidade de comunicação assertiva para se comunicar com a equipe procurando assegurar soluções 

Nos rituais, desenvolve e implementa rotinas de verificação da compreensão e alinhamento das demandas pela equipe, aumentando a autonomia dos membros e produtividade nas entregas

Entenda como é feita a avaliação para a certificação 

Certificação em Leadership in Agile Teams segue um modelo de avaliação pode tanto envolver a análise de algumas situações em equipe ágil no contexto de negócio (onde o aluno deverá identificar os dilemas e as decisões de um líder ágil na empresa e responder de forma objetiva às perguntas apresentadas), como incluir uma simulação prática de uma situação em equipe ágil (na qual atuará como líder ágil Product Owner ou Scrum Master e será observado para identificar o uso das habilidades e conhecimentos envolvidos), sempre justificando suas propostas, demonstrando assim seu entendimento do problema e das possíveis soluções. 

Na análise das situações, as respostas são submetidas para uma criteriosa avaliação por um grupo de docentes exclusivos do processo, considerando os critérios de competência estabelecidos para Liderança de Equipes Ágeis. No caso da simulação, a dinâmica da equipe é registrada e posteriormente analisada com base nos critérios de competência para Liderança de Equipes Ágeis.

O nível de proficiência na certificação é determinado com base nos níveis obtidos respectivamente para cada objetivo de aprendizagem. O nível escolhido será o valor da mediana inferior, o que implica que, para obter a certificação, o aluno precisa atingir o nível de proficiência A (Esperado) na maioria dos objetivos avaliados.

Ao ser aprovado, o profissional comprova ter as habilidades necessárias para a liderança de uma equipe ágil, nos papéis de Product Owner ou Scrum Master.

biblioteca

 

Biblioteca Telles

fab-lab-home

 

Laboratórios

novopredio

 

Nosso Campus

53247561242_b2d5c82237_c


Conheça em detalhes as Certificações Insper e faça a diferença no mercado de trabalho!