Sobre o Ideathon

O Ideatthon Daikin Airtech Challenge é um desafio de empreendedorismo que visa promover uma atividade de Ideação para Startups para desenvolver negócios a partir do recorte do AirTech Challenge em HAVOC

 

 

A metodologia será baseada no framework do processo empreendedor desenvolvido pelo Hub de Inovação e Empreendedorismo do Insper, fundamentado no empreendedorismo disciplinado.

Este desafio é para você!

Cadastro Individual:

Qualquer pessoa que queira desenvolver um negócio no setor de Ar-condicionado e Climatização e queira um apoio na criação do seu projeto

Cadastro em equipes

Toda Startup que já tenha um negócio desenhado e queira validar seu projeto de negócios para cadastrar-se no Ideathon Daikin Airtech Challenge 2023

Verticais dos projetos

Os dois temas escolhidos para a edição 2023 do Airtech Challenge e, consequentemente, do Ideathon são: tecnologia sustentável e experiência do usuário e do cliente (UX/CX).

Tecnologia sustentável
Iniciativas que, através de sua proposta de valor, criem melhorias significativas e mensuráveis no cuidado com o meio ambiente e reduzam o impacto ambiental do setor de HVAC por meio de seus produtos, serviços e infraestrutura.
Experiência do usuário e do cliente (UX/CX)
Iniciativas que, através de sua proposta de valor, produzam melhorias significativas e mensuráveis na experiência dos usuários e clientes residenciais, comerciais e industriais, com foco na criação de novos produtos, serviços e modelos de negócios.

Etapas do desafio

 Pré-work

Com envio de materiais sobre os desafios técnicos, questões de sustentabilidade e os desafios enfrentados pelo setor de ar e climatização.

Imersão

Especialistas no tema apresentarão os principais desafios do setor e compartilharão boas práticas para solucioná-los.

Nicho e Segmentação

Com base nas informações fornecidas e pesquisas em fontes secundárias, os grupos definirão um recorte temático e o público-alvo de suas soluções

Descoberta

Após a definição do público-alvo, os grupos realizarão entrevistas com especialistas para validar algumas hipóteses levantadas durante o pré-work e a imersão.

Consolidação

Será realizada uma dinâmica para consolidar a definição do cliente, mapeando sua jornada e identificando suas dores.

Solução

Os grupos desenvolverão a ideação para propor soluções que resolvam as dores do cliente.

Pitch

Elaboração de uma apresentação com os aspectos do projeto, que será cadastrada no AirTech Challenge 2023.

Banca Avaliadora

Os trabalhos serão avaliados com base no recorte definido, na viabilidade, na factibilidade e no alinhamento das propostas ao Airtech Challenge

Programação

Até 31/8 - Pré-work

Dia 31/08
Das 13h30 às 14h - Definição de grupos
Das 14h às 14h450 - Desafio de mercado 
Das 14h45 às 15h - Nicho e Segmentação
Das 15h às 15h20 - Definição do cliente
Das 15h20 às 16h - Entrevista com especialistas
Das 16h às 16h30 - Solução
Das 16h30 às 17h - Elaboração de Pitch
Das 17h às 17h30 - Apresentação para a banca
Das 17h30 às 18h - Encerramento

COMO PARTICIPAR 

A participação é gratuita e podem se inscrever e participar empreendedores individuais, startups já formadas e pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos, brasileiras, estudantes e profissionais de diferentes áreas de conhecimento.

É possível participar deste evento fazendo parte de uma Equipe ou cadastrando seu projeto individualmente. 

Objetivo do desafio

O objetivo do desafio é trazer visibilidade ao mercado de HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning - Aquecimento, ventilação e ar condicionado) no Brasil e gerar Startups que estejam aptas a cadastrarem seu projeto no Airtech Challenge de 2023

Sobre o Airtech Challenge 2023

O Airtech Challenge 2023 oferece uma oportunidade empolgante para empreendedores latino-americanos. O desafio, promovido pela Daikin, busca projetos inovadores no setor HVAC. Pessoas que atendam aos requisitos de cidadania, idade e educação podem inscrever seus projetos. Os três finalistas serão recompensados com prêmios, incluindo até $10,000 USD em dinheiro, viagem de negócios ao Japão e um processo de aceleração do negócio. É uma chance única para impulsionar suas ideias e avançar no ecossistema de empreendedorismo da região.

Sobre a Daikin

A Daikin é uma empresa japonesa fundada em 1924, pioneira na no setor de HVAC. Com vendas superiores a US$ 25 bilhões e produtos comercializados em mais de 170 países, 85% de seus negócios são gerados fora do Japão. As marcas do Grupo Daikin são AAF Flanders, Goodman, Amana, McQuay, SAEG, CYVSA e AHT. A Daikin Latin American Operations (DLAO) estabeleceu a sede da América Latina no México em 2013, a fim de acelerar a expansão comercial na região. A DLAO tem mais de 3.000 funcionários na região, sendo três unidades de produção (duas no México e uma no Brasil) e subsidiárias de vendas em 11 países, que respondem por 80% da demanda (Brasil, México, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Porto Rico, Panamá, Costa Rica e República Dominicana).

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Encaminhe sua pergunta para o e-mail empreendedorismo@insper.edu.br