Skip to content
IMAGEM_4_MODELOS

Ter competências para trabalhar em equipe é essencial para uma liderança moderna, colaborativa
e bem-sucedida.

 

Conheça a  Certificação em Entrepreneurship and Innovation Management do Insper e saiba mais sobre as habilidades adquiridas pelo profissional, o nível de proficiência requerida, os critérios e a atividade utilizada para a avaliação.

O que é a Certificação em Entrepreneurship and Innovation Management?

Com 6 meses de duração (90 horas-aula), a Certificação em Entrepreneurship and Innovation Management do Insper é um curso que consolida os conhecimentos que todo jovem profissional precisa ter sobre as a gestão de empreendedorismo e inovação, habilitando-o a desenvolver novos processos, produtos ou ideias de negócios.

A certificação é concedida aos estudantes do programa Master In Business Management ou da Certificação em Entrepreneurship and Innovation Management que comprovam sua proficiência nas competências abrangidas pelos módulos START e SPARK.

Como conquistar a certificação?

A certificação é comprovada pela obtenção mínima do nível de proficiência Esperado (índice “A”) nas avaliações finais realizadas para as competências da trilha de Gestão de Empreendedorismo e Inovação.

As macro habilidades avaliadas para o profissional conquistar a certificação, que são componentes da competência de gestão de Empreendedorismo e Inovação, e a descrição dos conhecimentos típicos do nível de proficiência esperado em cada uma delas são definidas na tabela a seguir.

Entrepreneurship and Innovation Management

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

NÍVEL DE PROFICIÊNCIA ESPERADO

Identificar e definir atratividade de mercado

Define mercado-alvo de atuação, justificando escolha por meio da análise de recursos disponíveis (effectuation):

  • Seleciona mercado de atuação e relaciona a seleção desse mercado com repertório ou recursos do time. O mercado selecionado é categorizado como parte de um mercado existente.
  • Identifica ou apresenta estimativas sobre o tamanho atual do mercado, com base em fontes confiáveis. Apresenta informações básicas sobre mercados relacionados.
  • Apresenta e descreve de forma parcial os tópicos/itens que compõem a cadeia de valor do mercado selecionado.

Identificar necessidades e dores de stakeholders do mercado-alvo com base em entrevistas com clientes potenciais;

Constrói persona que é uma representação autêntica de stakeholder do mercado selecionado, com diversas informações conectadas com necessidades, expectativas e/ou dores do mercado alvo. Informações relevantes para tomada de decisão estão presentes:

  • Coleta e utiliza dados primários por meio de métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa, com base em técnicas validadas. 
  • Mapeia, identifica e apresenta "jobs to be done" de stakeholders selecionados, priorizando problema(s) a resolver.

Propor uma solução (novos negócios ou inovações em negócios já existentes) que atenda a uma dor real;

Executa a criação da solução, com apoio de metodologia estruturada:

  • Estrutura um plano com estágios, utilizando ou conectando com a metodologia apropriada. Adequa o plano ao escopo do projeto, mas não relaciona com os recursos disponíveis.
  • Comunica as etapas e estágios de forma sucinta e de fácil entendimento.

Utilizar tecnologias do ecossistema Insper para experimentar o processo de criação de protótipos (MVP);

Desenvolve solução para problemas de stakeholders, utilizando ecossistema do Insper e/ou sua rede de relacionamentos:

  • Preenche e atualiza a ficha técnica de requisitos do protótipo, utilizando informações obtidas nas etapas de pesquisa. Utiliza o ecossistema Insper e/ou rede de relacionamentos para validar a ficha.
  • Desenvolve protótipo que atende ao problema identificado na etapa de Customer Discovery, dentro do prazo. Apresenta evidência de ter validado o protótipo com stakeholder(s).

Comunicar proposta de valor e elaborar pitch deck para stakeholders.

Desenvolve uma Landing Page funcional, com elementos conectados à proposta de valor, mercado e público-alvo. 

  • Constrói e publica uma Landing Page navegável, com seções estruturadas e conectadas.
  • Comunica, por meio de texto, os benefícios principais e secundários em linha às descobertas feita nas etapas de Market e Customer Discovery.
  • O call to action é funcional, apropriado ao momento do negócio e conectado com os benefícios da solução/protótipo.

Comunicar proposta de valor e elaborar pitch deck para stakeholders.

Desenvolve um Pitch Deck apresentando o protótipo, com informações estruturadas sobre os temas desenvolvidos ao longo do programa:

  • Desenvolve apresentação com informações estruturadas sobre o time, mercado de atuação, persona e declaração do problema.
  • Apresenta a solução/protótipo e a proposta de valor da solução.
  • Comunica a proposta de valor e o processo pelo qual pesquisou e validou a solução/protótipo.
  • Tem um pedido para a audiência da apresentação, conectado com as próximas etapas do desenvolvimento do projeto.

Mapear desafios e oportunidades para startups parceiras, seus stakeholders, proposta de valor e modelo de negócios.

Identifica e prioriza desafios organizacionais ligados aos temas elegíveis, utilizando conjunto único de metodologias validadas e selecionando potenciais desafios organizacionais em parceria com patrocinador da empresa

Realizar pesquisa para identificar referências e analisar as melhores práticas do mercado.

  • Realiza benchmarking com empresas do mesmo setor, alinhado aos desafios selecionados.
  • Realizar mapeamento adequado do mercado e da empresa parceira, a partir de metodologias PESTEL e SWOT.

Realizar pesquisa de campo com stakeholders para validar o desafio/oportunidade e identificar soluções.

Consolida as informações e os aprendizados obtidos sobre o desafio e seu contexto até o momento. Apresenta proposta de solução inicial para o desafio. Faz uso de metodologias e ferramentas adequadas. 

Analisar e desenvolver propostas para soluções para desafios reais de negócios, com foco em empreendedorismo e inovação.

Apresenta para patrocinador os aprendizados sobre o desafio e seu contexto até o momento e a(s) e proposta(s) de solução inicial(is); valida ou redefine com o patrocinador o desafio a partir dos aprendizados e realiza refinamento da(s) proposta(s) de solução.

Comunicar proposta de solução, seus benefícios, evidências de eficiência e elaborar apresentação para startups parceiras.

  • Mapeia e propõe alocação de recursos para implantação do projeto. Realiza apresentação do projeto completo, incluindo proposta de solução para o desafio. As informações apresentadas são estruturadas.
  • Realiza apresentação do projeto com a proposta de solução para o desafio, incluindo mapeamento e proposta de alocação de recursos para implantação.
  • Desenha a estratégia de captação e alocação de recursos para implantação do projeto, incluindo validação de stakeholders que possuem ou que podem acessar recursos necessários
  • Realiza apresentação com informações estruturadas sobre o desafio e seu contexto, benchmarking, análise de fatores internos e externos, estratégia de captação e alocação de recursos e proposta de solução.
  • Comunica sobre a forma/processo pelo qual pesquisou e validou o desafio e a proposta de solução. Apresenta depoimentos com feedback dos stakeholders sobre o projeto apresentado.

Entenda como é feita a avaliação para a certificação

Certificação em Empreendedorismo e Inovação segue um modelo de avaliação que envolve a análise de casos de negócio em determinados contextos, onde o aluno deverá identificar os dilemas e as decisões de um gestor de empreendedorismo e inovação e responder de forma objetiva às perguntas apresentadas, sempre justificando suas propostas, demonstrando assim seu entendimento do problema e das possíveis soluções. 

Após a análise das situações, as respostas são submetidas para uma criteriosa avaliação por um grupo de docentes exclusivos do processo. Cada resposta é analisada com base nos critérios de proficiência acima exibidos para cada objetivo de aprendizagem na área de Empreendedorismo e Inovação.

O nível de proficiência na certificação é determinado com base nos níveis obtidos respectivamente para cada objetivo de aprendizagem. O nível escolhido será o valor da mediana inferior, o que implica que, para obter a certificação, o aluno precisa atingir o nível de proficiência A (Esperado) na maioria dos objetivos avaliados.

Ao ser aprovado, o profissional comprova ter as habilidades necessárias para a boa gestão de empreendedorismo e inovação, habilitando-o a desenvolver novos processos, produtos ou ideias de negócios.

biblioteca

 

Biblioteca Telles

fab-lab-home

 

Laboratórios

novopredio

 

Nosso Campus

53247561242_b2d5c82237_c


Conheça em detalhes as Certificações Insper e faça a diferença no mercado de trabalho!