
Ter competências para trabalhar em equipe é essencial para uma liderança moderna, colaborativa
e bem-sucedida.
Conheça a Certificação Teamwork do Insper e saiba mais sobre as habilidades adquiridas pelo profissional, o nível de proficiência requerida, os critérios e a atividade utilizada para a avaliação.
O que é a Certificação Teamwork?
Teamwork é o título da certificação concedida aos estudantes do programa Master in Business Management ou da Certificação em Business Excellence do Insper que comprovam sua proficiência nas competências abrangidas pelos módulos Acting in Teams I (observação da capacidade de trabalho em equipe), Acting in Teams II (autoconhecimento das capacidades de trabalho em equipe) e Acting In Teams III (capacidade de ajuste à mudança de equipe).
Modelo de competência
O modelo de competência de trabalho em equipe Teamwork utilizado para avaliar as habilidades relacionadas ao trabalho em equipe foi desenvolvido com referência em duas pesquisas:
1) No primeiro estudo, os autores coletaram 392 itens descritivos de habilidades sobre a competência (Loughry et al., 2007). Em seguida, utilizando análise exploratória e fatorial confirmatória, eles refinaram essa lista, selecionando 29 itens para compor o instrumento de pesquisa. Esses itens foram agrupados em 5 macro habilidades, que foram identificadas com base na percepção dos alunos em relação aos comportamentos envolvidos.
LOUGHRY, Misty L.; OHLAND, Matthew W.; DEWAYNE MOORE, D. Development of a theory-based assessment of team member effectiveness. Educational and Psychological Measurement, CA: Thousand Oaks, v. 67, n. 3, p. 505-524, 2007.
2) O modelo foi validado por meio de uma segunda pesquisa (Ohland et al., 2012), realizada em dois estágios, onde inicialmente foram examinadas as propriedades psicométricas do instrumento e, por fim, foi feita a condução de uma análise para avaliar a validade estatística das medições realizadas.
OHLAND, Matthew W. et al. The comprehensive assessment of team member effectiveness: Development of a behaviorally anchored rating scale for self-and peer evaluation. Academy of Management Learning & Education, NY: Briarcliff Manor, v. 11, n. 4, p. 609-630, 2012.
Macro habilidades mensuradas
Essas são as 5 macro habilidades componentes do modelo utilizadas na avaliação (Ferguson, 2016):
▪️ Possuir conhecimento, habilidades e atitudes relevantes (H) | Refere-se à base de conhecimento dos membros individuais da equipe. Envolve ter as habilidades certas para resolver problemas ou estar disposto a aprender essas competências, se necessário;
▪️ Contribuir (C) para o Trabalho da Equipe | Agregar valor ao trabalho ou projeto da equipe. Isso inclui concluir as responsabilidades atribuídas à sua parte do trabalho em tempo hábil e com qualidade;
▪️ Interagir (I) com colegas de equipe | É sobre como as pessoas se comunicam e demonstram respeito pelos seus colegas. Envolve incentivar todos na equipe a compartilhar suas opiniões e garantir que todos sejam ouvidos;
▪️ Manter (K) | Alertar a equipe sobre condições que possam afetar o sucesso do trabalho;
▪️ Esperar (E) qualidade | Acreditar que a equipe pode fazer um ótimo trabalho e motivá-la a dar o seu melhor para alcançar a qualidade desejada.
Durante os módulos do programa, a medição da competência é realizada por meio de avaliação entre pares e autoavaliações usando a ferramenta CATME®, uma plataforma robusta, confiável e de ampla utilização para quem deseja avaliar equipes de sucesso e maximizar a experiência de aprendizado colaborativo.
Os estudantes desenvolvem tanto a capacidade de observar a competência como a própria competência de forma simultânea. As sessões de coaching em equipe oferecem suporte a esse desenvolvimento, permitindo o alinhamento entre os estudantes no uso das escalas de medição.
FERGUSON, Daniel M. et al. Using frame-of-reference training to improve the dispersion of peer ratings in teams. In: 2016 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE). IEEE, 2016. p. 1-6.
Método de avaliação
Como conquistar a certificação Teamwork?
A certificação Teamwork é comprovada pela obtenção mínima do nível de proficiência Esperado (índice “A”) nas avaliações finais realizadas para a competência de trabalho em equipe.
As macro habilidades avaliadas para o profissional conquistar a certificação, que são componentes da competência de trabalho em equipe, e a descrição dos comportamentos típicos dos progressivos níveis de proficiência em cada uma delas são definidas na tabela a seguir.
A tabela usa como referência o sistema CATME®, um modelo comprovadamente robusto empregado por mais de 2 mil instituições de ensino em 85 países (https://info.catme.org/).
Entenda como é feita a avaliação para a certificação
Na certificação Teamwork, a avaliação se faz em duas etapas. A primeira envolve uma Dinâmica em Equipe e a segunda exige uma Análise de Desempenho Individual dos participantes.
1) Dinâmica em Equipe
As equipes são formadas no momento da apresentação e suas composições são inéditas. Ou seja, os estudantes tomam conhecimento das formações dos colegas nas equipes somente no dia da atividade. Durante a dinâmica, as ações de cada estudante são registradas em vídeo.
2) Análise do Nível de proficiência Individual
Posteriormente, as gravações realizadas durante a dinâmica em equipe são analisadas por especialistas que vão observar os comportamentos apresentados pelos estudantes segundo cada uma das 5 macro habilidades do modelo e classificar no índice de proficiência conforme o padrão de referência definido anteriormente.
O nível de proficiência final é determinado pela mediana dos índices obtidos respectivamente em cada objetivo de aprendizagem das 5 dimensões do CATME®, representando assim o desempenho do estudante na certificação Teamwork.