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Um gestor moderno precisa estar preparado para as novas dinâmicas das organizações e a realidade do ambiente corporativo.


Conheça a Certificação em Business Excellence do Insper e saiba mais sobre as habilidades adquiridas pelo profissional, o nível de proficiência requerida, os critérios e a atividade utilizada para a avaliação.

O que é a Certificação em Business Excellence?

Com 9 meses de duração (270 horas-aula), a Certificação em Business Excellence do Insper é um curso de gestão de negócios para consolidar os conhecimentos que todo jovem profissional precisa ter sobre as estruturas corporativas e a forma como as áreas das empresas se relacionam.

A certificação é concedida aos estudantes do programa Master In Business Management ou da Certificação em Business Excellence que comprovam sua proficiência nas competências abrangidas pelos módulos CREATING, ACTING e IMPACTING.

Como conquistar a certificação?

A certificação é comprovada pela obtenção mínima do nível de proficiência Esperado (índice “A”) nas avaliações finais realizadas para as competências das seguintes trilhas: Economia, Estratégia, Finanças, Marketing, Operações e Tecnologia.

As macro habilidades avaliadas para o profissional conquistar a certificação, que são componentes da competência de trabalho em equipe, e a descrição dos comportamentos típicos dos progressivos níveis de proficiência em cada uma delas são definidas na tabela a seguir.

Área Macro Habilidades (objetivos de aprendizado) Nível de Proficiência Descrição das capacidades conforme níveis de proficiência
Estratégia Desenvolver os objetivos estratégicos de uma unidade de forma alinhada com os da organização, usando como base análise de propósito e visão, ferramentas de cenários, análise da indústria e competitiva e análise interna. Em desenvolvimento É incapaz de analizar os fatores internos e externos da organização E de criar uma visão de longo prazo e objetivos estratégicos tecnicamente corretos
Básico É capaz de analizar os fatores internos e externos da organização OU de criar uma visão de longo prazo e objetivos estratégicos tecnicamente corretos
Esperado É capaz de analizar os fatores internos e externos da organização e de criar uma visão de longo prazo E objetivos estratégicos tecnicamente corretos
Avançado É capaz de analizar os fatores internos e externos da organização e de criar uma visão de longo prazo e objetivos estratégicos alinhados, defendendo sua lógica
Traduzir a Estratégia em termos operacionais, mapas estratégicos e indicadores Em desenvolvimento É incapaz de propor um mapa E conjunto de indicadores tecnicamente corretos
Básico É capaz de propor um mapa OU conjunto de indicadores tecnicamente corretos
Esperado É capaz de propor um mapa estratégico E conjunto de indicadores tecnicamente corretos
Avançado É capaz de analizar a estratégia proposta, defender uma sugestão de mapa estratégico, e defender a lógica das escolhas dos indicadores estratégicos
Economia Analisa o preço e quantidade de equilíbrio no mercado de bens e serviços, bem como verifica os impactos neste equilíbrio por alterações nos fatores que alteram oferta e demanda. Em desenvolvimento Não é capaz de entender o que é o equilíbrio de mercado e os fatores que alteram oferta e demanda
Básico É capaz de entender o que é o equilíbrio de mercado e os fatores que alteram oferta e demanda, porém sem clareza dos canais pelos quais isso acontece
Esperado É capaz de entender o que é o equilíbrio de mercado e os fatores que alteram oferta e demanda, identificando com clareza os canais pelos quais isso acontece
Avançado É capaz de entender o que é o equilíbrio de mercado e os fatores que alteram oferta e demanda, identificando com clareza os canais pelos quais isso acontece e propondo formas de influenciar a demanda dentro de sua organização
Otimiza o lucro econômico de uma empresa a partir de teorias microeconômicas determinando quantidade a ser produzida no curto e longo prazo (ROIC) Em desenvolvimento Não é capaz de otimizar o lucro econômico da empresa
Básico É capaz de otimizar o lucro econômico da empresa, porém sem distinção entre curto e longo prazo
Esperado É capaz de analizar os fatores internos e externos da organização e de criar uma visão de longo prazo E objetivos estratégicos tecnicamente corretos
Avançado É capaz de otimizar o lucro econômico da empresa, distinguindo de forma clara as deciões a serem tomadas no curto e longo prazo, inclusive propondo formas alternativas de acomodar resultados adversos dentro da organização
Explica como as políticas macroeconômicas impactam o lucro econômico de uma empresa Em desenvolvimento Não é capaz de otimizar o lucro econômico da empresa
Básico É capaz de estabelecer uma relação entre as políticas macroeconômicas e o lucro da empresa, porém sem clareza dos canais pelos quais isso acontece
Esperado É capaz de estabelecer uma relação entre as políticas macroeconômicas e o lucro da empresa de forma clara e precisa, identificando os canais pelos quais isso acontece
Avançado É capaz de estabelecer uma relação entre as políticas macroeconômicas e o lucro da empresa de forma clara e precisa, identificando os canais pelos quais isso acontece e criticando diferentes pontos de vista sobre o assunto
Operações Relacionar as decisões organizacionais tomadas para viabilizar a estratégia da empresa para marcas e linhas de produtos aos critérios de desempenho de operações e suas priorizações. Em desenvolvimento Apresenta alguns (e não todos) objetivos de desempenho operacional ou descreve alguns incorretamente (qualidade, confiabilidade, velocidade, flexibilidade e custo), e tampouco identifica corretamente a prioridade dentre eles a adotar na operação. 
Básico Apresenta todos os objetivos de desempenho operacional corretamente (qualidade, confiabilidade, velocidade, flexibilidade e custo), mas na priorização não os correlaciona corretamente com as definições estratégicas da empresa, comprometendo a construção da oferta de valor ao cliente.
Esperado Apresenta todos os objetivos de desempenho operacional corretamente (qualidade, confiabilidade, velocidade, flexibilidade e custo), e na priorização correlaciona corretamente com as definições estratégicas da empresa, permitindo a construção da oferta de valor ao cliente.
Avançado Idem ao anterior e além disso: discute eventuais trade-offs entre os objetivos, indicando os desafios derivados deles para a execução da estratégia. Uma possível adição é comentar sobre objetivos de desempenho operacional relacionados a ESG e/ou inovação, que crescentemente têm sido discutidos como complementares aos outros cinco.
Analisar mudanças de mercado e prever seus impactos na gestão de demanda e de capacidade de operações. Em desenvolvimento Não constrói uma previsão de demanda de forma adequada (métodos quantitativo e qualitativo). Restringe a análise ao resultado, demonstrando dificuldade para apresentar os impactos das tendências de mercado sobre as decisões.
Básico Reconhece parcialmente os impactos das tendências de mercado nas decisões sobre capacidade produtiva, ajusta a previsão com informações qualitativas mas comete erros ao utilizar os métodos de previsão de demanda. Indica apenas uma possibilidade de ações referentes a capacidade.
Esperado Utiliza corretamente métodos adequados de previsão de demanda conforme sua característica (estável ou cíclica). Reconhece os impactos das tendências de mercado nas decisões sobre capacidade produtiva, analisando o resultado e ajustando a previsão com informações qualitativas. Indica diferentes possibilidades de ações referentes a capacidade.
Avançado Idem ao anterior e além disso: inclui a possibilidade de terceirização. Apropria-se de indicadores de capacidade para definir a melhor alternativa de solução.
Estabelecer parâmetros para o relacionamento com a cadeia de suprimentos que permitam a otimização dos recursos logísticos (estoques e transportes). Em desenvolvimento Não sabe explicar como os conceitos vistos na disciplina (SCOR, alinhamento da cadeia, matriz estratégica de Kraljic, ponto de reposição e estoque de segurança) podem ser estruturados para planejar os relacionamentos na cadeia de suprimentos.
Básico Apresenta estratégia de gestão de cadeia de suprimentos de maneira genérica, sem considerar plenamente os conceitos de SCOR, alinhamento da cadeia (Hau Lee), matriz estratégica de Kraljic, ponto de reposição e estoque de segurança.
Esperado Desenvolve estratégia de gestão de cadeia de suprimentos evidenciando indicadores e propostas que enderecem o modelo SCOR, o alinhamento da cadeia (Hau Lee), a matriz estratégica de Kraljic, os requisitos de ponto de reposição e a dimensão do estoque de segurança.
Avançado Idem ao anterior e além disso demonstra+C9 a interação entre eles. Expande a análise a outras camadas da cadeia de suprimentos, além da empresa focal.
Markerting Analisar mudanças e têndencias de mercado e prever seus impactos na gestão da organização na sua competitividade e na sociedade. Em desenvolvimento Demostra dificuldade em apresentar as funções de Marketing no ambiente de negócios, e não distingue as tendências de mercado que impactam os negócios de forma positiva ou negativa (Cliente, Empresa, Parceiros, Competidores, Contexto)
Básico Reconhece as funções de Marketing no ambiente de negócios, mas não consegue distinguir claramente as tendências de mercado que impactam os negócios de forma positiva ou negativa (Cliente, Empresa, Parceiros, Competidores, Contexto)
Esperado Reconhece as funções de Marketing no ambiente de negócios, identifica tendências de mercado que impactam os negócios de forma positiva ou negativa e correlaciona com a estratégia de empresa (Cliente, Empresa, Parceiros, Competidores, Contexto)
Avançado Idem ao anterior e além disso: utiliza as informações de maneira técnica, estatística e desenvolve cenários, dimensionando os impactos e/ou desafios que as decisões necessárias, para manter a competitividade de organização, trarão para as demais áreas.
Relacionar as decisões organizacionais tomadas em relação a marcas, linhas de produtos com a estratégia da empresa aplicando as técnicas de segmentação de mercado, targeting e posicionamento Em desenvolvimento Não sabe explicar os fundamentos de STP - Segmentação, Target e posicionamento de acordo com as definições estratégicas da empresa e os efeitos sobre a definição do portifólio de produtos e serviços da organização.
Básico Conhece os fundamentos de STP - Segmentação, Target e posicionamento, mas não correlaciona corretamente com a definições estratégicas da empresa comprometendo a construção do posicionamento da marca e da oferta ao público-alvo.
Esperado Entende, sabe explicar e relaciona os fundamentos de STP - Segmentação, Target e posicionamento de acordo com as definições estratégicas da empresa e os efeitos sobre a definição do portifólio de produtos e serviços da organização. Define claramente elementos da proposta de valor que possibilite a construção do posicionamento da marca e da oferta ao público-alvo
Avançado Idem ao anterior e além disso: apresenta de forma técnica a jornada do cliente e a persona traçando perfis que facilitam a construção da oferta.
Propor estratégia de preços e principais processos de formação de preços, e definir os canais de marketing, vendas e distribuição de forma integrada com estratégia da empresa e considerando o contexto atual de transformação digital Em desenvolvimento Não constrói uma estratégia de preços, canais e comunicação/promoção, e não utiliza dos meios digitais para potencializar a construção da proposta de valor para clientes, stakeholders.
Básico Apresenta estratégia de preços, canais e comunicação/promoção, mas sem considerar os fundamentos de STP - Segmentação, Target e posicionamento - utiliza dos meios digitais para a construção da proposta de valor para clientes, stakeholders.
Esperado Desenvolve estratégia de preços, canais e comunicação/promoção, considerando os fundamentos de STP - Segmentação, Target e posicionamento, utiliza dos meios digitais para potencializar a construção da proposta de valor para clientes e stakeholders.
Avançado Idem ao antreior e além disso: descreve claramente a correlação entre os Ps de marketing e as personas para garantir o posicionamento da organização. Distingue os papeis de canais e a diferença entre as proposta  de valor para intermediários clientes e consumidores. 
Finanças / Contabilidade Analisar a viabilidade financeira de projeto por meio de valor presente líquido, taxa interna de retorno, payback, ponto equilibrio, realizando cálculo financeiro sobre fluxo de caixa préconcebido selecionando quais projetos devem ser realizados e fontes adequadas para financiá-los. Em desenvolvimento Não é capaz de analisar a viabilidade financeira de um projeto utilizando as métricas usuais (TIR, VPL, payback e ponto de equilíbrio) ou realizar a priorização
Básico É capaz de analisar a viabilidade financeira de um projeto utilizando as métricas usuais (TIR, VPL, payback e ponto de equilíbrio), porém sem clareza na tomada de decisão a partir desses e outros indicadores (priorização) 
Esperado É capaz de analisar a viabilidade financeira de um projeto utilizando as métricas usuais (TIR, VPL, payback e ponto de equilíbrio), baseando a tomada de decisão na correta interpretação desses e outros indicadores (priorização) 
Avançado É capaz de analisar a viabilidade financeira de um ou mais projetos, inclusive relacionando-os, utilizando as métricas usuais (TIR, VPL, payback e ponto de equilíbrio), baseando a tomada de decisão na correta interpretação desses e outros indicadores (priorização) 
Analisar demonstrações contábeis com métricas de desempenho, suportado por um painel de gestão (rentabilidade, liquidez, endividamento e eficiência) (FRA) Em desenvolvimento Constrói de forma equivocada os indicadores em suas diferentes vertentes e de forma confusa para processo de tomada de decisão.
Básico Constrói parcialmente os indicadores em suas diferentes vertentes e de forma parcialmente clara e fluida para processo de tomada de decisão.
Esperado Constrói todos os indicadores em suas diferentes vertentes, de forma razoavelmente clara e fluida para processo de tomada de decisão.
Avançado Constrói todos os indicadores em suas diferentes vertentes, de forma clara, facilitando o processo de tomada de decisão.
Sugerir ações de melhoria de desempenho em função do diagnóstico de ineficiências baseado nas métricas e indicadores suportado por dados em um painel de gestão Em desenvolvimento É capaz de extrair conclusões confusas sobre o desempenho da empresa em nível agregado, apontando pontos pouco relevantes de melhoria competitiva.
Básico É capaz de extrair conclusões sobre o desempenho da empresa em nível agregado, apontando pontos de leve melhoria competitiva.
Esperado É capaz de extrair conclusões relevantes e assertivas sobre o desempenho da empresa em nível agregado, apontando razoavelmente pontos de melhoria competitiva.
Avançado É capaz de extrair conclusões relevantes e assertivas sobre o desempenho da empresa em nível agregado, apontando claramente pontos de melhoria competitiva.
Tecnologia Analisar e selecionar as tendências tecnológicas mais relevantes para as melhorias operacionais desejadas. Em desenvolvimento Consegue selecionar tendências tecnológicas relevantes para as melhorias operacionais desejadas, porém com análise limitada ou inexistente.
Básico Consegue selecionar e analisar algumas, mas não as principais, tendências tecnológicas relevantes para as melhorias operacionais desejadas.
Esperado Consegue selecionar e analisar as principais tendências tecnológicas relevantes para as melhorias operacionais desejadas.
Avançado Consegue selecionar e analisar as principais tendências tecnológicas relevantes, assim como alternativas estratégicas para as melhorias operacionais desejadas.
Organizar projetos por frameworks ágeis para desenvolvimento de soluções digitais ou similares. Em desenvolvimento Consegue identificar os elementos integrantes dos projetos por frameworks ágeis, porém com organização limitada em projetos para desenvolvimento de soluções digitais ou similares.
Básico Consegue organizar algumas partes de projetos por frameworks ágeis para desenvolvimento de soluções digitais ou similares.
Esperado Consegue organizar projetos por frameworks ágeis para desenvolvimento de soluções digitais ou similares.
Avançado Consegue organizar e liderar projetos por frameworks ágeis para desenvolvimento de soluções digitais ou similares.
Selecionar estratégias de Sourcing de TI de acordo com as mudanças operacionais necessárias (terceirização, customização, adoção de tecnologias e oferta de soluções digitais). Em desenvolvimento Consegue identificar as alternativas genéricas de Sourcing de TI, sem a devida aderência às mudanças operacionais necessárias.
Básico Consegue identificar as alternativas estratégicas de Sourcing de TI de acordo com as mudanças operacionais necessárias.
Esperado Consegue selecionar estratégias de Sourcing de TI de acordo com as mudanças operacionais necessárias.
Avançado Consegue selecionar e avaliar impacto das estratégias de Sourcing de TI de acordo com as mudanças operacionais necessárias.

Entenda como é feita a avaliação para a certificação

A Certificação em Business Excellence segue um modelo de avaliação que envolve a análise de um caso de negócio, onde o aluno deverá identificar os dilemas e as decisões de uma determinada empresa e responder de forma objetiva às perguntas apresentadas, sempre justificando suas propostas, demonstrando assim seu entendimento do problema e das possíveis soluções. 

Após a análise do caso de negócio, as respostas são submetidas para uma criteriosa avaliação por um grupo de docentes exclusivos do processo. Cada resposta é analisada com base em critérios de proficiência específicos para cada objetivo de aprendizagem nas áreas de Economia, Estratégia, Finanças, Marketing, Operações e Tecnologia.

O nível de proficiência na certificação é determinado com base nos 6 níveis obtidos respectivamente para cada objetivo de aprendizagem. O nível escolhido será o valor da mediana inferior, o que implica que, para obter a certificação, o aluno precisa atingir o nível de proficiência A (Esperado) em todos os objetivos avaliados.

Ao ser aprovado, o profissional comprova ter as habilidades necessárias para a boa gestão de um negócio, com uma visão completa da organização, de suas diferentes áreas, funções e de toda a estrutura que faz a empresa funcionar.

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